COMUNICADO 4

17 de Março 2020

PDF

COMUNICADO 3

16 de Março 2020

PDF

COMUNICADO 2

13 de Março 2020

PDF

COMUNICADO 1

10 de Março de 2020

PDF

plano de contingência

10 de Março de 2020

PDF


FAQ'S

Podes consultar mais informação nesta ligação da SNS24.

A Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • Caso alguém esteja doente deve ficar em casa!
  • ensinar os alunos a lavar frequentemente as mãos com água e sabão
  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • ao espirrar e tossir, tapar o nariz e boca com o braço ou lenço de papel que deverá ser colocado de imediato no lixo
  • evitar partilhar material escolar (lápis, canetas, borrachas, entre outros)
  • evitar partilhar comida e outros bens pessoais (copos, telemóveis…)
  • caso alguém tenha tosse, febre ou falta de ar (dificuldade respiratória), deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24), antes de se dirigir a um serviço de saúde e seguir todas as recomendações
  • O melhor contributo possível nesta fase é tomares medidas profiláticas adequadas e sensatas, guiando-te pelas sugestões na questão anterior. Em particular, se estiveres doente, fica em casa e evita o contacto público.

    As aulas estão a ser desenvolvidas para serem ministradas num modelo misto de e-learning e ensino á distância para continuar a avançar os conteúdos e manter os conhecimentos atualizados para os nossos alunos, sendo que os restantes conteúdos que incontornavelmente têm de ser dados presencialmente serão retomados assim que o governo permita reabrir as instituições de ensino e houver condições de segurança. O fecho está determinado ser revisto no dia 9 de Abril.

    O IMT irá tentar minimizar o prejuízo para todos os envolvidos, desde alunos a docentes, mas este evento é uma ocorrência de saúde pública e de força maior pelo que pedimos a melhor compreensão enquanto tentamos ajustar face às ocorrências.

    A situação está em constante atualização e afeta de forma transversal todas as instituições de ensino pelo menos até dia 9 de Abril pelo que teremos de aguardar para saber que impacto terá neste processo. No entanto, não podendo responder pela entidade que emite as cédulas profissionais, permitimo-nos defender os interesses dos nossos alunos. Nesse sentido, estaremos vigilantes e interventivos junto da ACSS para que seja aplicado aqui também as necessárias contingências.

    Neste momento dado o contexto de saúde pública e estado de emergência, todos os estágios e respetivos prazos estão suspensos e teremos de aguardar até ao retorno da normalidade para dar continuidade a este processo. No caso de alunos de Osteopatia e como afetará os pedidos de cédula, ver resposta da questão anterior.

    Sim, há um plano preparado e em cada delegação há um gabinete de isolamento preparado com mantimentos básicos e uma ligação telefónica para se estabelecer contacto com a Saúde 24.

    Nós não paramos, adaptamos

    Não pares, adapta-te

    Movidos por um espírito de missão

    Nós não parámos, adaptámos a tua formação com soluções digitais de E-Learning adequadas às atuais restrições de circulação e reunião de pessoas em eventos presenciais.

    O nosso principal objetivo é proteger a saúde pública

    Não descurando em nenhum momento a continuidade da tua atividade letiva.

    Como tal, desde o dia em que encerrámos as instalações, que nos entregamos à missão de salvaguardar a continuidade da tua formação, em conjunto com os formadores.

    Estamos hoje preparados para retomar as aulas de forma responsável.

    Fica em casa, mas fica ativo! Vamos todos ficar bem. Qualquer questão, entra em contacto com o departamento de formação, com o teu formador ou com os serviços administrativos.

    Materiais de Divulgação

    COVID-19 - O Novo coronavirus

    Propagação

    Vídeo da Organização Mundial da Saúde que explica como surgiu o vírus, como se propaga e quais as medidas de proteção

    Prevenção e Proteção

    COVID-19 Video de apresentação de medidas gerais de proteção para o cidadão

    Recomendações e medidas

    Recomendação de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da infeção com COVID-19