Logo
Voltar ao topo
Lisboa - Setembro de 2013  


O IMT – Instituto de Medicina Tradicional tem o prazer de o(a) convidar para a primeira edição das Jornadas de Medicina Complementar que terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 21 de Setembro de 2013.

Estas serão umas jornadas de elevado interesse e actualidade durante as quais terá a oportunidade de ouvir os últimos desenvolvimentos em matéria de exemplos de boas práticas clínicas, metodologias de pesquisa, regulamentação do sector e demonstração de evidência científica em MT/MCA – Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa, como definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É ainda uma oportunidade única para estabelecer contactos com profissionais do sector e representantes de instituições nacionais e internacionais de renome relacionadas com a área da Medicina Complementar.

Esta primeira edição tem como objectivo fundamental… (saber mais)

 

 

Mensagem de Boas-vindas

O IMT – Instituto de Medicina Tradicional tem o prazer de o(a) convidar para a primeira edição das Jornadas de Medicina Complementar que terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Lisboa, no dia 21 de Setembro de 2013.

Estas serão umas jornadas de elevado interesse e actualidade durante as quais terá a oportunidade de ouvir os últimos desenvolvimentos em matéria de exemplos de boas práticas clínicas, metodologias de pesquisa, regulamentação do sector e demonstração de evidência científica em MT/MCA – Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa, como definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É ainda uma oportunidade única para estabelecer contactos com profissionais do sector e representantes de instituições nacionais e internacionais de renome relacionadas com a área da Medicina Complementar.

Esta primeira edição tem como objectivo fundamental iniciar um momento de debate, preferencialmente com periodicidade anual, sobre a actualização de temas relacionados com a Medicina Complementar e a sua pertinência no Serviço Nacional de Saúde.

Segundo a ERS – Entidade Reguladora de Saúde, dois milhões de portugueses recorrem à medicina complementar, nas suas mais variadas formas. Compreender melhor os seus pressupostos, conhecer as suas evidências científicas e os caminhos a percorrer para a sua eficaz integração no Serviço Nacional de Saúde português, reveste-se da maior importância e actualidade.

Por ser a primeira edição considerámos que seria importante a abertura à participação de todos os interessados pelo que nesta edição a entrada será gratuita mas é obrigatória a inscrição prévia para assegurar o seu lugar.

Nestas jornadas irá começar por ouvir as recomendações sobre a importância da medicina preventiva pelo Prof. Doutor Fernando de Pádua, como convidado de honra e orador. Poder contar com a sua presença é, para a organização destas Jornadas, um privilégio.

Seguem-se dois exemplos de boas práticas no que diz respeito a metodologias de trabalho que visam a integração e complementaridade entre abordagens médicas mais convencionais e outras consideradas menos convencionais. Em primeiro lugar, o excelente exemplo oferecido pela Presidente do Mama Help, Centro de Apoio a Pacientes com Cancro da Mama, a Prof. Doutora Maria João Cardoso, Cirurgiã-Responsável da Unidade de Cancro da Mama do Centro do Cancro da Fundação Champalimaud. Em segundo lugar um outro exemplo, desta feita apresentado pelo Osteopata Dr. Jody Jakob, Director da Clínica Saúde Integral Osteopathy e membro do corpo clínico da Clínica do Rosário. Estes são dois exemplos do melhor que pode ser feito no nosso país em matéria de trabalho multidisciplinar com vista à prestação de cuidados de saúde integrados, de qualidade.

O painel da manhã prossegue com um tema da maior actualidade, nomeadamente o ponto de situação no que diz respeito ao processo de regulamentação das denominadas TNC – Terapêuticas Não Convencionais. Este ponto de situação será apresentado segundo diversos pontos de vista. O primeiro a ser apresentado será pelo Director de Formação e Qualificação do IMT – Instituto de Medicina Tradicional, Frederico Bénard Guedes B. de Carvalho, que irá focar a sua apresentação sobre a problemática do ensino e formação no sector, mais especificamente sobre a posição dos actuais prestadores destes serviços, em representação também da FNE / MTCA (TNC) – Federação Nacional de Escolas de Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa (Terapêuticas Não Convencionais).

Seguidamente iremos ouvir a apresentação do ponto de vista do Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, que nos trará a sua visão acerca das questões relacionadas com a formação dos futuros profissionais, Dr. João Atanásio.

Naturalmente que este painel não ficaria completo sem a apresentação de mais dois pontos de vista, nomeadamente, da DGS – Direcção Geral de Saúde, através do Dr. Pedro Ribeiro da Silva, personalidade envolvida no processo de regulamentação do sector há vários anos e do Coordenador do Grupo de Trabalho para a Regulamentação das Terapêuticas Não Convencionais da Assembleia da República, o Deputado Dr. João de Serpa Oliva, que trará, por sua vez as suas reflexões sobre esta matéria que tantas e tão importantes implicações envolve, não só para o público em geral, mas também para todos os profissionais relacionados com o sector.

Antes do painel da tarde teremos uma das mais importantes palestras deste dia, onde o Professor Doutor Wolfgang Weidenhammer irá apresentar, pela primeira vez em Portugal, o resultado de um projecto financiado pela União Europeia, no âmbito da Medicina Complementar. O projecto CAMbrella reuniu diversos especialistas europeus neste sector que, ao final de alguns anos de trabalho, apresentaram um relatório que vem propor os caminhos necessários para uma eficiente pesquisa científica na área da Medicina Complementar.

O período da tarde abre com a apresentação do Professor Doutor Ghanashyam Marda, que nos irá apresentar um estudo de caso relacionado com a forma como a Medicina Ayurvédica (Medicina tradicional indiana) combate a Diabetes.

As jornadas seguem com a apresentação da Professora Doutora Nicola Robinson, Directora do RCCM – Research Council for Complementary Medicine, do Reino Unido. Este organismo desenvolve e divulga investigação na área da MT/MCA há 30 anos. Esta apresentação incidirá sobre o trabalho desenvolvido por este organismo britânico que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do sector e que se pretende venha a contribuir para uma maior consciencialização da necessidade de investigação na área da MT/MCA em Portugal.

Na mesma linha da apresentação anterior iremos assistir à apresentação do excelente trabalho desenvolvido pelo HRI – Homeopathic Research Institute, pela sua Directora Executiva, Dr.ª Rachel Roberts. Este organismo internacional tem como missão o desenvolvimento e disseminação de pesquisa científica de elevada qualidade na área da Homeopatia.

O painel da tarde fica concluído com a apresentação da Professora Doutora Dawn Carnes, Directora do NCOR – National Council for Osteopathic Research, do Reino Unido. O NCOR é um organismo subsidiado por diversas entidades, entre elas está Serviço Nacional de Saúde Britânico, o GOsC – General Osteopathic Council (Ordem dos Osteopatas no Reino Unido), Universidades e Instituições ligadas à Osteopatia naquele país. Este organismo está vocacionado para a disseminação de evidências científicas em Osteopatia, modelos de boas práticas em investigação e apoio a pesquisas na área.

No final do dia, após a abertura do debate entre os oradores e os participantes, o Director Geral do IMT – Instituto de Medicina Tradicional, irá proceder ao encerramento da primeira edição das Jornadas de Medicina Complementar do IMT.

Estamos conscientes da pertinência e importância deste evento no panorama nacional da prestação de cuidados de saúde em MT/MCA, bem como para outros países europeus e foi por esta razão que nos propusemos a esta tarefa. Esperamos por si e pela sua participação activa nestas Jornadas.

Não queríamos finalizar esta mensagem de boas vindas sem agradecer a todos os oradores pelos seus excelentes contributos, bem como aos autores dos posters em exibição, aos patrocinadores e expositores pelo apoio prestado. Sem estes parceiros este evento não teria sido possível, pelo que estamos profundamente agradecidos.

Durante o evento será possível visitar os expositores e conhecer em detalhe os serviços e produtos por eles comercializados, bem como estabelecer contactos privilegiados com todos os participantes. Será também possível visitar um conjunto de posters resultantes de trabalhos desenvolvidos no âmbito da formação desenvolvida pelo IMT.

Convidamo-lo(a) ainda a consultar este site periodicamente para que esteja a par das últimas novidades sobre o evento. Se preferir, adira à nossa newsletter para o mesmo efeito.

Com os melhores cumprimentos,

A Direcção do IMT

 

Aderir à Newsletter

 

Oradores

 

Local do evento

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Auditório C3

FCUL


Como chegar


Ver mapa maior

Autocarros: 701, 717, 736, 750, 767
Metro: Campo Grande
Automóvel: 2ª circular – saída do Campo Grande / Cidade Universitária

 

Hotéis e Viagens

Hotel

Temos ao dispor dos participantes das I Jornadas de Medicina Complementar, as seguintes
tarifas especiais no Hotel Vip Executive Zurique:

• Single apa 57.00 €, por noite, com pequeno almoço incluído.
• Duplo apa 64.00 €, por noite, com pequeno almoço incluído.

Os interessados podem concretizar a reserva da estadia, pelos seguintes contactos:

Hotel VIP Executive Zurique
http://www.viphotels.com/pt/Hoteis/VIP-Executive-Zurique/Sobre-Hotel.aspx

@: hotelzurique@viphotels.com
Telefone Directo da Central Reservas: + 351 21 781 44 00
Fax Directo da Central Reservas: + 351 21 781 44 01

O pagamento é efetuado ao balcão. As reservas estão condicionadas à disponibilidade de quartos na data do evento.


 

Mais Informação

Organização

Co-sponsor

IMT
IMT

Download

 

Patrocinadores

 
IMT      Sovex
IMT IMT   IMT   

Apoios

IMT      

Partilhe

 

Media Partner

 

 
IMT